Effisus Easyrepair – Selagem de Juntas em Policarbonatos

By 14 Setembro, 2018Effisus

A – Policarbonato em coberturas – Benefícios e desafios

O policarbonato apresenta uma série de vantagens que fazem deste uma escolha interessante para determinadas aplicações em coberturas, quando comparado com o vidro ou acrílico. É:

  • um material termoplástico resistente e resiliente – virtualmente inquebrável, com 250 vezes a resistência ao impacto do vidro “float” e 30 vezes do acrílico
  • suporta força
  • extremamente leve
  • resistente a temperaturas extremas
  • resistente à luz solar, neve e chuva – é durável sem desvanecer ou descolorar
    tem propriedades de bloqueio aos raios UV

Na sequência das qualidades acima referidas o policarbonato é o material ideal para utilização em diversas estruturas de cobertura, sendo cada vez mais utilizado de forma parcial ou integral, em coberturas de:

  • garagens
  • pavilhões
  • marquises
  • pátios ou terraços
  • piscinas
  • armazéns industriais
  • palas

Como os painéis são extremamente leves, podem ser facilmente transportados e instalados, em qualquer momento em que sejam necessários.

Apesar das vantagens acima enunciadas, o policarbonato apresenta também alguns desafios quando em comparação com outras soluções de plástico ou vidro:

  • pouca resistência à abrasão
  • coeficiente de dilatação térmica muito elevado – com um valor de 0.067 mm/mºC – um dos valores mais elevados para este parâmetro de entre os materiais de construção correntemente utilizados
  • as particularidades da sua superfície constituem uma grande dificuldade para aderência de adesivos e selantes

B – Juntas em policarbonato – O desafio no. 1 em trabalhos com estruturas de policarbonato

Juntas típicas em estruturas de policarbonato

O elevado coeficiente de dilatação térmica do policarbonato tem impreterivelmente que ser tido em conta durante o processo de instalação – as placas deverão ser instaladas com folgas, em oposição a encaixes perfeitos no encontro com os perfis metálicos, permitindo a expansão do material sem tensões aquando das variações de temperatura. O sistema de perfis metálicos deverá ser dimensionado tendo em conta estas condições.

Apesar do acima referido ser do conhecimento geral do mercado, na maior parte dos casos, as folgas são insuficientes e a elevada dilatação e movimento dos painéis coloca uma pressão demasiado grande sobre os materiais que constituem as juntas, causando a sua falha e quebra. Muitas vezes as placas de policarbonato começam a deformar-se (abaulamento), soltando-se inclusive das juntas. Esta é a patologia no.1 associada a estruturas de cobertura em policarbonato.

Uma falha das juntas deste tipo de sistema de cobertura representa uma falha integral do sistema, significando infiltrações de água, danos nos restantes componentes da cobertura e interior do edifício, contribuindo assim para uma rápida degradação do mesmo. Para o empreiteiro responsável pela cobertura infiltrações de água são a causa no. 1 para custos adicionais após a conclusão da instalação e entrega da obra.

Na maioria dos casos, a solução utilizada passa pela selagem destas juntas com silicones ou materiais similares, ou pela utilização de fitas de selagem de base butílica ou betuminosa. Estas soluções não são, na maioria dos casos, capazes de absorver os movimentos existentes e não aderem eficazmente ao policarbonato, começando a soltar-se do substrato de forma muito rápida.

C – Selagem de juntas em policarbonato – Effisus Easyrepair: a solução

A Fita Effisus Easyrepair é a solução ideal para a selagem de juntas em placas de policarbonato. Quando aplicada constitui uma barreira impermeável à água, ar e humidade, sem necessidade de selagens adicionais. Tem uma ótima capacidade de aderência ao policarbonato e é instalada de forma fácil e rápida.

Pode ser utilizada para a selagem de juntas entre placas de policarbonato, ou para a selagem de juntas entre placas de policarbonato e outros materiais, como metal, betão, plásticos, etc.

Membranas Effisus Easyrepair – Vantagens:

  • Adesividade excecional aos mais diversos materiais
  • Selagem permanente qualquer junta ou ponto de infiltração
  • Aplicação numa única etapa, sem necessidade de acessórios

D – Effisus Easyrepair na selagem de juntas em policarbonato – Aplicações tipo

1 – Selagem de juntas em claraboias curvas em policarbonato

3 – Selagem de juntas entre placas de policarbonato

2 – Selagem de juntas entre rufos metálicos e claraboias em policarbonato

4 – Selagem de juntas entre policarbonato e perfis metálicos nervurados

EFFISUS EASYREPAIR: SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO – CASO DE ESTUDO 1

1 – Edifício industrial – Juntas entre placas de policarbonato

  

EFFISUS EASYREPAIR: SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO – CASO DE ESTUDO 2

1 – Estádio de futebol – Juntas entre placas de policarbonato e metal

EFFISUS EASYREPAIR: SELAGEM DE JUNTAS EM POLICARBONATO – CASO DE ESTUDO 3

1 – Hotel – Juntas entre placas de policarbonato e metal

Leave a Reply