Conferência European Façade Network – Junho 2022

By 22 Junho, 2022Effisus

No passado dia 14 de junho de 2022, a Effisus teve o prazer de participar na Conferência European Façade Network – “Teaching Façades for a Sustainable Future”, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pela European Façade Network, com o apoio e participação do LNEG e da ANFAJE.

Destinada a arquitetos, engenheiros, professores, estudantes e profissionais do sector da construção, e em particular das fachadas, esta conferência foi uma excelente oportunidade para trocar ideias sobre os mais recentes desenvolvimentos da indústria, projetos, casos de estudo e os grandes desafios desta área.

Os temas abordados incluíram inovação, transição climática, tendências industriais e novas tecnologias na área das fachadas, tendo em conta a necessidade de responder aos desafios das alterações climáticas, com destaque na responsabilidade social e na sustentabilidade.

Paula Moço Viana, a nossa Gestora do departamento técnico de Fachadas abordou o tema: “Garantir o futuro da sua fachada – Como proteger a fachada dos agentes atmosféricos (água, ar e vapor de água) utilizando tecnologias não combustíveis”.

Durante a apresentação explicou a importância da proteção contra os incêndios, da utilização de materiais não combustíveis na indústria da construção, em particular para soluções de fachadas, e o impacto nos edifícios e nas vidas humanas.

Abordou também o foco da Effisus no desenvolvimento de soluções inovadoras não combustíveis, tais como, o nosso sistema de membrana respirável, Effisus Breather FR, e o nosso sistema de membrana AVCL (membrana de controlo de ar e vapor), Effisus Vapour FR.

Outro tópico abordado foi a importância de ter um sistema de membranas completo com classificação de reação ao fogo.

Um sistema de impermeabilização completo significa não só uma membrana não combustível, mas também todos os acessórios (selantes, adesivos e fitas) necessários para a sua correta aplicação em obra, testados e certificados, satisfazendo os requisitos de aplicação final para cada projeto e mercado.

Acreditamos ser imperativo que a indústria da construção e a comunidade das fachadas desenvolvam soluções não combustíveis, ou de combustão lenta, para os vários componentes das fachadas, protegendo tanto a propriedade imobiliária como a vida humana.

Na Effisus trabalhamos em conjunto com as diferentes entidades envolvidas na indústria das fachadas e acreditamos que esta é a única forma de alcançar um nível mais elevado de desenvolvimento apresentando soluções eficientes a longo prazo e inovadoras.

Estamos muito orgulhosos do que fazemos!

Leave a Reply