Selagem de Perfurações de Parafusos/Fixações em Coberturas e Fachadas

By 14 Setembro, 2018Effisus

A – Perfurações de parafusos/fixações na fachada do edifício – Uma necessidade inevitável

A fachada de um edifício é o filtro entre o clima exterior e o espaço interior condicionado, tendo por isso que assegurar entre outras funções, proteção contra infiltrações de água e ar. A regra número um para assegurar a estanquidade de um edifício aos agentes atmosféricos, é garantir a continuidade da barreira de estanquidade ao ar e água. Enquanto poderá ser mais fácil definir soluções estanques e herméticas para os elementos contínuos de uma fachada, normalmente os maiores desafios surgem nas zonas de conexão entre estes, ou em pontos onde os elementos contínuos necessitam de ser perfurados, ou atravessados, para passagem ou fixação de outros elementos de construção, por exemplo através de parafusos/fixações.

Perfurações de elementos contínuos por parafusos/fixações devem ser analisadas tão cedo quanto possível no início do projeto de design, e especificadas em caderno de encargos. Antes do início da fase de obra, todos os intervenientes no projeto com responsabilidades na fachada do edifício, deverão ter identificados estes pontos de perfuração e ter conhecimento das soluções previstas para tratamento dos mesmos. É da responsabilidade do empreiteiro instalador ter claramente identificados todos os pontos de perfuração/atravessamento da barreira estanque ao ar e água da fachada do edifício, e assegurar a continuidade da mesma, através da selagem eficaz destes pontos.

Os pontos de conexão ou pontos de perfuração dos elementos contínuos do edifício são os principais caminhos para infiltrações de água e ar nas fachadas dos edifícios. Comprometer a qualidade das soluções de selagem nestes pontos significa comprometer a estanquidade à água e ar da fachada.

A necessidade da existência de parafusos/fixações mecânicas numa fachada é inevitável, e estes irão inevitavelmente perfurar os elementos contínuos da fachada. Neste artigo técnico iremos apresentar os benefícios da utilização da solução Effisus 2Bond DS para selagem destes pontos, garantindo a sua perfeita estanquidade.

B – Status Quo

Atualmente, o mercado não analisa em detalhes estes pontos e a necessidade de preconização e utilização de soluções que garantam a sua estanquidade. A solução mais comum passa pelo uso de silicones que retraem ao longo do tempo, deixando de assegurar a sua capacidade de selagem, ou em simplesmente confiar na capacidade de estanquidade dos próprios parafusos/fixações que, devido a movimentos contínuos dos materiais, na maioria dos casos, acabo por não estar garantida.
As imagens abaixo demonstram os cenários mais comuns observados nas coberturas e fachadas à nossa volta.

C – Effisus 2Bond DS: a solução ideal

A Fita Effisus 2Bond DS é uma fita bi-adesiva desenvolvida especificamente para a selagem entre superfícies ou para a selagem de pontos de perfuração de parafusos/fixações. Esta fita utiliza um composto de selantes activos, envolvido por duas camadas de proteção removíveis. É adesiva em ambas as faces e tem uma elevada capacidade de aderência às superfícies com as quais entra em contacto – irá envolver qualquer parafuso/fixação que a tente perfurar/atravessar. Pode ser dobrada ou enrolada como um cordão se se necessitar de uma maior espessura, e pode ser usada como um selante moldável para preenchimento de fendas e buracos.

Tem uma elevada capacidade de adesão aos mais comuns materiais de construção, como metais, betão e plásticos, etc.

TECNOLOGIA COM SELANTES ACTIVOS

A fita Effisus 2Bond DS usa uma tecnologia inovadora com selantes activos. Esta tecnologia usa selantes que não têm conexões duplas entre os seus átomos de carbono, que resulta numa estrutura molecular extremamente estável, que é resistente à luz, ozono e calor.

Através da encapsulação de um primário especial, a cápsula liberta-o quando comprimida com a superfície espalhando este na mesma. Este processo origina uma adesividade instantânea à maior parte dos materiais usados na construção. Pode ser aplicada em ambientes com temperaturas de -56°C até +93°C.

Fita Effisus 2Bond DS

  • Adesividade excecional à maior parte dos materiais de construção.
  • Selagem permanente ao ar e água
  • Moldável a qualquer configuração e espessura
  • Aplicação numa única etapa, sem necessidade de acessórios

D – Effisus 2Bond DS – Selagem de perfurações de parafusos/fixações

1 – Aplicações Gerais – Selagem de perfurações de parafusos / fixações

2 – Selagem de perfurações de fixações na fixação de sistemas de revestimento exterior

3 – Selagem de perfurações em barreiras de vapor ou em membranas respiráveis

4 – Selagem de perfurações em membranas respiráveis em coberturas

5 – Selagem de perfurações na fixação de guardas de segurança

6 – Selagem de perfurações em juntas de revestimentos metálicos

7 – Selagem de perfurações na fixação de rufos

8 – Selagem de perfurações na fixação de barras de terminação

Leave a Reply