Sabe quais acessórios utilizar ao aplicar uma membrana a uma fachada de um edifício?

By 18 Abril, 2022Effisus, Fachada

Trabalhando diretamente com construtores, arquitetos e consultores/contratantes de fachadas na indústria de impermeabilização de fachadas, é percetível reparar na falta de detalhes na fase de conceção de membranas que podem depois ter um efeito desastroso na fase de construção. 

As membranas de impermeabilização são geralmente conceptualmente muito bem concebidas. Contudo, as instruções para a sua instalação em obra não são muitas vezes muito bem definidas nem são claras quanto aos acessórios que devem ser utilizados (adesivos, selantes, fitas adesivas, etc.).  Na maioria dos casos, existe uma falta de compatibilidade entre os substratos da fachada e os acessórios utilizados para fixar as membranas impermeabilizantes. Isto pode levar a vários problemas, tais como infiltrações, que podem ter impacto na esperança média de vida do edifício e na qualidade de vida das pessoas que nele vivem. 

Por esta razão é crucial assegurar a compatibilidade entre os diferentes materiais utilizados em todo o projeto. A análise de tal compatibilidade deve ser feita na fase de conceção do projeto, de modo a evitar problemas mais tarde na fase de aplicação.

Considerando toda esta informação, os Sistemas Effisus com classificação de fogo incluem não só as membranas, mas também todos os acessórios necessários, tais como fitas e adesivos. 

O Sistema Effisus Breather FR, uma membrana respirável, e o Sistema Effisus Vapour FR, uma barreira pára-vapor (AVCL), vêm com um conjunto completo de acessórios que permitem soluções para cada situação e substrato diferentes que integram todo o projeto. Cada acessório tem características diferentes e pode ser utilizado para fins diferentes na instalação das membranas. Qual o acessório a utilizar em determinada membrana deve ser sempre considerado caso a caso, de acordo com os requisitos do projeto.

Fixação ao substrato

Ao fixar as membranas ao substrato, o acessório (fita adesiva, selante, adesivo, etc.) precisa de ser compatível com o substrato e com a própria membrana.

Quando se trata de uma superfície porosa (betão, alvenaria, blocos, etc.) cometemos um erro utilizando uma solução padrão, tal como uma fita acrílica unilateral; para estas superfícies deve ser escolhido um acessório de membrana que seja compatível e tenha boa aderência. Estes casos requerem uma fita robusta com espessura > 1,50mm, como a Fita Effisus 2Bond DS, ou uma solução de adesivo/selante, como o adesivo Effisus Bonding KF+P.

Nas superfícies lisas, tais como estruturas de aço leve (SFS), elementos de alumínio e placas de construção, a membrana pode ser fixada ao substrato utilizando uma fita adesiva acrílica de dupla face, tal como a Fita Effisus 2Adjoin DF. Esta fita não contém solventes, é resistente à humidade e é compatível com uma vasta gama de diferentes materiais de substrato.

Superfícies Lisas

Effisus 2Adjoin DF
Fita adesiva acrílica de dupla face

Superfícies Porosas

Effisus 2Bond DS
Fita adesiva/selante de dupla face (espessura >1,50mm)

Effisus Bonding KF+P
Adesivo/Selante

Sobreposição de membranas

As membranas devem ser sempre sobrepostas corretamente, para que a membrana possa desempenhar a sua função corretamente. As recomendações para as larguras de sobreposição e componente/acessórios a utilizar estão relacionadas com o material de base e o peso da membrana. 

As recomendações da Effisus para os Sistemas FR acima mencionados são a aplicação de 2 bandas de fita Effisus 2Adjoin DF para a membrana Effisus Breather FR e para a membrana Effisus Vapour FR. Sempre que necessário, o acessório apropriado pode ser ajustado de acordo com as especificações do trabalho; por exemplo, o adesivo Effisus Bonding KF+P pode ser utilizado em alternativa com a membrana Effisus Vapour FR.

As camadas verticais da membrana devem sobrepor 150 mm enquanto que as camadas horizontais devem sobrepor 100 mm; favorecendo sempre o fluxo da água.

Effisus 2Adjoin DF
Fita adesiva/selante de dupla face (espessura >1,50mm)

Effisus Bonding KF+P
Adesivo/Selante

Selagem perimetral

A selagem do perímetro da membrana, muitas vezes sobre um substrato poroso como o betão, deve ser considerada com igual cuidado e atenção. Este procedimento exige a utilização de uma fita robusta com espessura > 1,50mm, como a Fita Effisus 2Bond DS, ou uma solução de adesivo/selante, como o adesivo Effisus Bonding KF+P.

Uma selagem perimetral correta da membrana assegura que não irá ocorrer infiltrações em torno de toda a membrana, nas ligações das suas extremidades, onde o sistema de impermeabilização é mais suscetível a falhar.

Effisus 2Bond DS
Double-sided adhesive/sealant tape (thickness > 1.50 mm)

Effisus Bonding KF+P
Adesivo/Selante

Todos os acessórios devem ser considerados de acordo com os requisitos específicos de cada projeto e devem ser sempre incluídos em qualquer teste, de modo a garantir a máxima eficiência da solução na sua utilização final. 

Esta análise salienta a importância da compatibilidade entre os substratos mais comuns utilizados na construção e os acessórios utilizados para fixar e instalar corretamente as membranas de impermeabilização na fachada de um edifício.

Leave a Reply