O Centro Champalimaud é um centro para o tratamento e investigação dos cancros com maior incidência, com assinatura do arquiteto Charles Correa, localizado em Lisboa (Portugal). A arquitetura contemporânea do edifício abrange uma área de 60.000 m2, de frente para o Rio Tejo.
O edifício principal acolhe as instalações de diagnóstico e tratamento do Centro Clínico Champalimaud, com um jardim interno e os laboratórios de pesquisa e serviços administrativos, todos interligados para promover a discussão e colaboração entre cientistas, médicos e outros profissionais da área da saúde. O Centro Champalimaud é uma construção de última geração que promove a ciência, medicina, tecnologia e é de utilização pública.
O arquiteto Charles Correa refere: “Nós tentámos criar uma peça de arquitetura. Arquitetura como escultura. Arquitetura como beleza. Beleza como terapia”
Neste projeto de prestígio, as soluções Effisus Breather B e Effisus Ecofacade foram usadas para garantir a estanquidade aos agentes atmosféricos da fachada, maximizando a sua eficiência energética, acústica e proteção contra condensações.